GESTÃO DE CONFLITOS

Objectivos Gerais

  • Compreender as principais ferramentas de gestão das emoções e de conflitos, numa esfera pessoal e organizacional;
  • Dominar as causas dos conflitos;
  • Encetar estratégias práticas e ajustadas para a resolução dos mesmos.

Objectivos Específicos

  • Identificar as causas dos conflitos intrapessoais, interpessoais e organizacionais;
  • Identificar o estilo comportamental em situações de tensão, stress e conflito;
  • Identificar as emoções ressonantes e dissonantes;
  • Apontar os cenários e contextos propícios à eclosão de conflitos;
  • Distinguir conflito de problema;
  • Identificar as fases de evolução da situação conflitual;
  • Aplicar a gestão emocional na supressão dos conflitos;
  • Aplicar as estratégias positivas e produtivas de gestão de conflitos.
  • Causas dos conflitos: intrapessoais, interpessoais e organizacionais
  • Estilos comportamentais de relacionamento com os outros
  • Locus de controlo e responsabilização individual
  • Emoções dissonantes e ressonantes
  • Gestão emocional como reguladora de situações conflituais
  • Descaracterização social e conflito
  • Impacto da mudança e reorganização organizacional nas emoções do sujeito
  • Conflito e problema
  • Fases de evolução da situação conflitual: como e onde actuar
  • Assertividade é a chave
  • Estratégias de gestão positiva de conflitos
  • Conflito em incubação: saber quando evitar e quando intervir
  • Conflito instalado: saber quando contornar e quando enfrentar
  • A situação conflitual em cenários específicos: reuniões, equipa de trabalho, desenvolvimento de carreira
  • Dramatização e análise de situações reais

12h

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