GESTÃO DE CONFLITOS
Objectivos Gerais
- Compreender as principais ferramentas de gestão das emoções e de conflitos, numa esfera pessoal e organizacional;
- Dominar as causas dos conflitos;
- Encetar estratégias práticas e ajustadas para a resolução dos mesmos.
Objectivos Específicos
- Identificar as causas dos conflitos intrapessoais, interpessoais e organizacionais;
- Identificar o estilo comportamental em situações de tensão, stress e conflito;
- Identificar as emoções ressonantes e dissonantes;
- Apontar os cenários e contextos propícios à eclosão de conflitos;
- Distinguir conflito de problema;
- Identificar as fases de evolução da situação conflitual;
- Aplicar a gestão emocional na supressão dos conflitos;
- Aplicar as estratégias positivas e produtivas de gestão de conflitos.
- Causas dos conflitos: intrapessoais, interpessoais e organizacionais
- Estilos comportamentais de relacionamento com os outros
- Locus de controlo e responsabilização individual
- Emoções dissonantes e ressonantes
- Gestão emocional como reguladora de situações conflituais
- Descaracterização social e conflito
- Impacto da mudança e reorganização organizacional nas emoções do sujeito
- Conflito e problema
- Fases de evolução da situação conflitual: como e onde actuar
- Assertividade é a chave
- Estratégias de gestão positiva de conflitos
- Conflito em incubação: saber quando evitar e quando intervir
- Conflito instalado: saber quando contornar e quando enfrentar
- A situação conflitual em cenários específicos: reuniões, equipa de trabalho, desenvolvimento de carreira
- Dramatização e análise de situações reais
12h
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