GESTÃO DE EQUIPAS, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Objectivos Gerais

  • Compreender os elementos centrais dos processos de funcionamento de uma equipa;
  • Desenvolver capacidades para identificar quais as formas de intervenção mais eficazes em equipas de trabalho;
  • Conhecer os diferentes modelos de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança.

Objectivos Específicos

  • Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
  • Aplicar os diferentes tipos de Liderança e percepcionar a sua influência na tomada de decisões;
  • Utilizar técnicas de comunicação e mudança planificada, construídas a partir da observação de comportamentos verbais e não-verbais dos grandes comunicadores;
  • Reconhecer as competências essenciais de um Gestor de Equipas, nomeadamente capacidades de Comunicação, Gestão do Tempo, Motivação, Resolução de problemas e Negociação;
  • Identificar as características das equipas de elevado desempenho/alto rendimento;
  • Adoptar estilos de liderança adequados, tendo em vista critérios de eficácia individual e grupal;
  • Utilizar as principais técnicas de motivação dos elementos de uma equipa;
  • Reconhecer e valorizar as competências dos colaboradores através do desafio e da delegação de competências;
  • Aprender técnicas de organização e gestão de reuniões orientadas para resultados;
  • Potenciar a criatividade dos elementos da equipa.
O Papel do Líder

  • Conceito de Liderança;
  • Desenvolvimento Pessoal do Líder;
  • Inteligência Emocional;
  • Capital Psicológico Positivo;
  • As Competências Integrais.

Liderança e Estilos de Direcção

  • Liderança Pelo Exemplo;
  • Liderança pela Influência;
  • Liderança Servidora;
  • As Competências Integrais;
  • O Líder Coach;
  • A Liderança Situacional;
  • Técnicas Potenciadoras de Liderança;
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Ecazes;
  • Os 6 Chapéus Pensadores de Edward de Bono.

Delegação de Competências

  • Conceitos;
  • Etapas da Delegação;
  • Obstáculos à Delegação.

A Importância do Trabalho em Equipa

  • Vantagens e Desvantagens;
  • Elementos essenciais ao trabalho de equipa;
  • Identicação de erros no trabalho de equipa;
  • O segredo da motivação no trabalho de equipa.

Técnicas de Comunicação

  • Estilos Comunicacionais;
  • Comunicação e Feedback;
  • O Feedback 360º;
  • A Escuta Activa.

Gestão do Tempo

  • A Gestão do tempo;
  • Diagnóstico do desperdício do tempo;
  • Planeamento e controlo do tempo;
  • A delegação de tarefas;
  • O trabalho de equipa;
  • A gestão eficaz do stress.

Coaching

  • I – Desenvolvimento pessoal;
  • Auto-conhecimento;
  • Valores;
  • II – Coaching;
  • Filosofia;
  • Papel do Coach;
  • Denição de Coaching;
  • Competências do Coach;
  • Metodologia do Coaching;
  • Escuta activa e silêncio;
  • Processos de mudança.

Organização e Condução de Reuniões

  • Fases de Preparação de uma Reunião;
  • Regras de Protocolo na organização de reuniões e acolhimento de visitantes;
  • Gestão do Tempo no decorrer da reunião.

Criatividade nas Equipas

  • Técnicas de Criatividade;
  • O Método de Associação de Ideias.

30h

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