FORMADOR: PERFIL E CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO

Objectivos Gerais

  • Compreender o perfil e as funções de um formador.

  • Conhecer os diferentes métodos e técnicas pedagógicas. 

Objectivos Específicos

  • Identificar as competências técnicas, pedagógicas e psicossociais de um formador;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Distinguir as diferentes formas e tipos de formação profissional;
  • Descrever os diferentes métodos pedagógicos e as suas diferenciações;
  • Identificar indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem;
  • Distinguir os vários intervenientes e instrumentos inerentes ao processo de avaliação.

Formador: Papel e Perfil

  • Perfil do formador:

– Competências: técnicas, pedagógicas e psicossociais
– Capacidades e níveis de qualificação
– Actividades e funções

  • Código deontológico: direitos e deveres
  • Legislação de enquadramento da actividade de formador

Contextos de intervenção

  • Formas de organização de formação:

– Presencial, E-learning e B-learning: características específicas das diferentes tipologias

  • Tipos de formação profissional:

– Inicial, Contínua e em Contexto de trabalho: factores diferenciadores

Métodos e Técnicas Pedagógicas

  • Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação
  • Espírito empreendedor na formação (conceito, competências e principais obstáculos)
  • Princípios da criatividade pedagógica (abordagem criativa e promoção de competências)
  • Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem
  • Papéis, intervenientes e instrumentos do processo de avaliação

30h

Quer saber mais informações?

Share via
Copy link
Powered by Social Snap