GESTÃO DA FORMAÇÃO

Objectivos Gerais

  • Obter competências ao nível da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação.

Objectivos Específicos

  • Identificar as diferentes fases do ciclo formativo;
  • Conceber um instrumento de Diagnóstico de Necessidades de Formação;
  • Aplicar um instrumento de Diagnóstico de Necessidades de Formação;
  • Analisar os resultados do Diagnóstico de Necessidades de Formação;
  • Elaborar um plano de formação estruturado e coerente com o Diagnóstico de Necessidades de Formação;
  • Identificar os factores críticos de sucesso ao nível do desenvolvimento e acompanhamento da formação;
  • Conceber um instrumento de Avaliação da formação;
  • Aplicar um instrumento de Avaliação da formação;
  • Analisar os resultados da Avaliação da formação de acordo com o modelo de avaliação de Kirkpatrick.
A Importância e o Papel da Formação Profissional

  • A formação como instrumento potenciador de resultados de negócio;
  • A formação como potenciador de inovação;
  • Ferramenta para a gestão estratégica da formação;
  • Mapa de competências da organização: O real vs. O ideal;
  • Alinhamento da formação às necessidades do negócio.

As Fases do Ciclo Formativo

  • Análise das necessidades de formação;
  • Planeamento da formação;
  • Concepção da Formação;
  • Desenvolvimento e acompanhamento da Formação;
  • Avaliação da formação (o modelo de avaliação de Kirkpatrick):
    • Avaliação da reacção dos participantes ao sistema;
    • Avaliação dos conhecimentos dos participantes;
    • Avaliação do comportamento dos participantes;
    • Avaliação dos resultados da formação e respetivo impacto.

Plano de Acção Individual

  • O que é o Plano de desenvolvimento individual;
  • Importância do Plano de desenvolvimento individual;
  • Elementos que constituem o Plano de desenvolvimento individual.

30h

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