GESTÃO DA FORMAÇÃO
Objectivos Gerais
- Obter competências ao nível da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação.
Objectivos Específicos
- Identificar as diferentes fases do ciclo formativo;
- Conceber um instrumento de Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Aplicar um instrumento de Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Analisar os resultados do Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Elaborar um plano de formação estruturado e coerente com o Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Identificar os factores críticos de sucesso ao nível do desenvolvimento e acompanhamento da formação;
- Conceber um instrumento de Avaliação da formação;
- Aplicar um instrumento de Avaliação da formação;
- Analisar os resultados da Avaliação da formação de acordo com o modelo de avaliação de Kirkpatrick.
A Importância e o Papel da Formação Profissional
- A formação como instrumento potenciador de resultados de negócio;
- A formação como potenciador de inovação;
- Ferramenta para a gestão estratégica da formação;
- Mapa de competências da organização: O real vs. O ideal;
- Alinhamento da formação às necessidades do negócio.
As Fases do Ciclo Formativo
- Análise das necessidades de formação;
- Planeamento da formação;
- Concepção da Formação;
- Desenvolvimento e acompanhamento da Formação;
- Avaliação da formação (o modelo de avaliação de Kirkpatrick):
- Avaliação da reacção dos participantes ao sistema;
- Avaliação dos conhecimentos dos participantes;
- Avaliação do comportamento dos participantes;
- Avaliação dos resultados da formação e respetivo impacto.
Plano de Acção Individual
- O que é o Plano de desenvolvimento individual;
- Importância do Plano de desenvolvimento individual;
- Elementos que constituem o Plano de desenvolvimento individual.
30h
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