DESIGN THINKING

Objectivos Gerais

  • Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações

Objectivos Específicos

  • Implementar ferramentas criativas e analíticas, com maior utilização no Design Thinking, para o entendimento de problemas e exploração de soluções
  • Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking

Conhecer os Conceitos e o Processo Base do Design Thinking

  • Design Thinking: o que é e como se distingue de entre outras abordagens de inovação
  • A utilidade e aplicabilidade do Design Thinking em diferentes áreas de negócio
  • Processo e objetivos associados à abordagem do Design Thinking: As 5 fases do Design Thinking
  • Ferramentas associadas ao Design Thinking

Desenvolver a Empatia com o Cliente/Utilizador

  • Ferramentas chave para trabalhar a empatia:
  • A persona ou utilizador
  • O mapa da experiência do cliente
  • O mapa de empatia

Definir a Necessidade

  • Ferramentas práticas para definir a necessidade:
  • Separar e agrupar
  • Os ângulos de ataque
  • O pensamento convergente e divergente
  • Definir o desafio a superar para satisfazer as necessidades do cliente/utilizador

Idealizar

  • Ferramentas da criatividade: desenvolver a criatividade, colaboração e trabalho em equipa

Prototipar e Testar a Solução

  • A etapa da prototipagem e as ferramentas operacionais a considerar
  • Comunicar e lançar da sua nova solução: a utilidade do storytelling
  • Testar e avaliar a solução junto do cliente / utilizador final para garantir a sua satisfação

18h

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