DESIGN THINKING
Objectivos Gerais
- Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações
Objectivos Específicos
- Implementar ferramentas criativas e analíticas, com maior utilização no Design Thinking, para o entendimento de problemas e exploração de soluções
- Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking
Conhecer os Conceitos e o Processo Base do Design Thinking
- Design Thinking: o que é e como se distingue de entre outras abordagens de inovação
- A utilidade e aplicabilidade do Design Thinking em diferentes áreas de negócio
- Processo e objetivos associados à abordagem do Design Thinking: As 5 fases do Design Thinking
- Ferramentas associadas ao Design Thinking
Desenvolver a Empatia com o Cliente/Utilizador
- Ferramentas chave para trabalhar a empatia:
- A persona ou utilizador
- O mapa da experiência do cliente
- O mapa de empatia
Definir a Necessidade
- Ferramentas práticas para definir a necessidade:
- Separar e agrupar
- Os ângulos de ataque
- O pensamento convergente e divergente
- Definir o desafio a superar para satisfazer as necessidades do cliente/utilizador
Idealizar
- Ferramentas da criatividade: desenvolver a criatividade, colaboração e trabalho em equipa
Prototipar e Testar a Solução
- A etapa da prototipagem e as ferramentas operacionais a considerar
- Comunicar e lançar da sua nova solução: a utilidade do storytelling
- Testar e avaliar a solução junto do cliente / utilizador final para garantir a sua satisfação
18h
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